Outubro 7, 2016

Sobre o Simpósio

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, as pesquisas cientifico-tecnológicas voltadas para a área da Virologia concentram-se no Centro de Ciências da Saúde, onde 18 (dezoito) laboratórios, em 07 (sete) Institutos e Faculdades, participam dos 07 programas de pós-graduação que abrangem o tema. São dezenas de alunos de Iniciação Científica, mestrandos e doutorandos que integram a nova geração de cientistas do país e atuam nas mais diversas linhas e projetos de pesquisa que permeiam a Virologia.

Nesse contexto, o evento tem como premissa fomentar a comunicação entre os estudantes e pesquisadores da área da Virologia na Universidade, a partir da criação de um ambiente onde a nova geração de cientistas seja incentivada a compartilhar suas linhas de pesquisa e os resultados de seus trabalhos.  Tais ações compreendem a geração de possíveis parcerias entre os laboratórios envolvidos, prospectando as pesquisas realizadas na Universidade, no âmbito nacional e internacional.

Apesar da grande produção científica e do papel de proeminência das pesquisas em virologia na UFRJ, o conhecimento gerado não é discutido em eventos e circuitos acadêmicos dentro da própria instituição, resultando, deste modo, uma lacuna no que se refere à divulgação, promoção e integração dos pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação. Além disso, é clara a necessidade de criação de um espaço de diálogo maior entre estudantes e pesquisadores dos mais diversos laboratórios de pesquisa, dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Neste sentido, o Simpósio de Virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro traz coerência institucional e estimula a criação de espaços de debates e cooperação entres os diversos grupos de pesquisa em virologia da UFRJ.

Em breve informações da II Edição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *