Dezembro 3, 2016

Minicursos e Workshop

Minicurso “Viromas”

01/02 às 13h

O curso teve como objetivo esclarecer aspectos essenciais da utilização de metodologias modernas na identificação e caracterização molecular de vírus em seus ambientes naturais.

Fabiano Thompson, Dsc

fabiano-thompson

Oceanólogo e Mestre em Oceanografia Biológica ambos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Doutor em Bioquímica pela Universidade de Gent (Bélgica). Professor adjunto (Genética e Biologia Marinha) do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ. Professor pleno da COPPE. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Taxonomia Genômica Microbiana.

Minicurso: "Montando o quebra-cabeça: análise de genoma viral"

01/02 às 13h

O minicurso esclareceu como podemos obter sequências do material genético de um determinado vírus e como a análise dessas sequências pode responder questões sobre a epidemiologia e evolução do agente.

Bárbara Vieira Lago, Dsc

barbaraPossui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade: Médica, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), Mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (2010). Doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz, RJ (2014) em colaboração com Hepatitis Virus Diversity Perogramme, University of the Witwatersrand, Joanesburgo, África do Sul. É Pós-Doutora em Doenças Infecciosas e Parasitária (DIP) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015), atuando como docente da Pós-Graduação (DIP).

Workshop “Identificação e controle de surtos de etiologia viral”

01/02 às 13h

O workshop abordou as principais zoonoses virais de importância em saúde pública e métodos de identificação e controle de surtos, com demonstração de equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados em trabalhos de campo com hantaviroses

Elba Regina Sampaio de Lemos, DsC

elba

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (1984), residência médica na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Hospital da Lagoa (1985-1988), mestrado (1991) e doutorado (1996) em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz Atualmente é Pesquisador Titular em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, exercendo cargo de chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses, onde são desenvolvidas pesquisas sobre rickettsioses e hantaviroses em população humana, além de vertebrados (silvestres e domésticos) e de artrópodes. 

Minicurso “Aplicação da PCR em tempo real no diagnóstico das viroses”

02/02 às 9h

O curso buscou abordar conceitos fundamentais da metodologia da PCR em tempo real e seu emprego no diagnóstico de viroses de importância médica.

Gabriella da Silva Mendes, DsC

gabriella-mendesPossui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Foi professora substituta do Departamento de Virologia da UFRJ (2012-2014), período no qual também trabalhou com os poliomavírus humanos e sua epidemiologia no Brasil.

Minicurso: "Cultura de células e isolamento viral"

02/02 às 9h

O minicurso abordou aspectos introdutórios sobre a manutenção de culturas de células animais em laboratório e como esse sistema hospedeiro é empregado para o isolamento viral.

Maria Teresa Villela Romanos, DsC

whatsapp-image-2017-01-11-at-20-24-47Professora associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: antiviral, extratos de plantas, algas marinhas, hsv-1, hsv-2, vírus da dengue, adenovírus, vírus respiratórios e rotavírus. Experiência em citotoxicidade de biomateriais.